Em janeiro de 1992 foi iniciado um trabalho evangelístico no Setor “O” liderado pelo pastor Laureni Costa Ribeiro, então pastor da ICE Maranatha (atual ICE Ceilândia). Para a realização do evangelismo foi convidado um grupo de seminaristas do SETECEB (Seminário Teológico Cristão Evangélico do Brasil), além do apoio de irmãos da igreja Maranatha, em especial dos irmãos Manoel e Maria Abadia e seus quatro filhos (Wagner, Vilsa, Wilcimar e Waltecir). À época esses irmãos residiam no Setor O e abriram as portas de sua residência para dar suporte aos obreiros. As primeiras reuniões do pequeno grupo que fora evangelizado ocorriam na Escola Infantil Ciranda do Saber – QNO 3 conj A. Com o crescimento do trabalho, a ICE Maranatha resolveu convidar a educadora cristã Miranildes para atuar junto ao novo campo.

Dois anos após o início do trabalho evangelístico, ou seja, em 1994, ocorreram dois grandes acontecimentos na vida da nova igreja: a chegada de seu primeiro pastor, Ricardo Oliveira César, e o aluguel de uma sala para as reuniões da congregação. O pastor Ricardo havia se formado no Seminário no ano de 1993 e chegava para seu primeiro ministério acompanhado de sua noiva, Teresinha Barreto. O imóvel estava localizado na QNO 11 Conj O casa 40 – de frente para a via Oeste, e era composto por duas pequenas salas.

Mas a congregação não ficou muito tempo nesse local. Diante da necessidade de economizar recursos financeiros para a aquisição do imóvel no qual seria instalada a futura sede da igreja, os irmãos da congregação decidiram deixar aquele local e se transferir para a garagem da residência dos irmãos Paulo e Antônia, que cederam o local até que a igreja conseguisse adquirir seu imóvel.

No entanto, mesmo antes de conseguir comprar o lote para o novo templo, a congregação teve que se mudar mais uma vez. Isso se deveu à necessidade de ter um local maior para as reuniões, visto que o número de congregados crescia dia a dia. Por isso, no ano de 1995, a igreja alugou um novo imóvel para suas reuniões – uma sala ampla para o templo e salas menores para as classes da escola bíblica. O local ficava na QNO 13 conjunto P lote 41 – de frente para via Oeste.

Após a realização de diversas campanhas e a contribuição voluntária dos membros da congregação e da igreja Maranatha, o primeiro imóvel foi adquirido, estando ele localizado na QNO 11 conjunto O. Como era um imóvel residencial e ficava no interior da quadra, a congregação resolveu vende-lo para adquirir um imóvel localizado na avenida comercial (via Oeste).

E assim que foi adquirido o imóvel situado na QNO 13 conjunto P lote 15, no qual foi construído o prédio onde seria instalada a sede própria da igreja. Após grandes milagres da parte de Deus e o valoroso empenho dos irmãos da congregação e da igreja Maranatha, e até de irmãos de outros países (os ingleses), foi edificada a nova sede da igreja. No dia 23 de julho de 1999 ocorreu a inauguração da sede e a emancipação da congregação. Nesse dia nascia a Igreja Cristã Evangélica do Setor O, atualmente chamada de ICE Nova Vida.

O pastor Ricardo Oliveira César ficou à frente da igreja até o final do ano de 2002, visto que no ano seguinte esse valoroso servo de Deus mudou-se para a cidade de Goiânia com sua família para pastorear outra igreja da denominação.
No ano de 2003 chegou à igreja o pastor José Nilton Alves de Andrade, acompanhado de sua esposa Miranildes e de suas duas filhas, Rebeca e Débora. O pastor Nilton ficou à frente da igreja até o final do ano de 2008.
Em 2009 a igreja recebeu seu novo pastor, Cledyson Assunção de Souza, junto a sua esposa Solange e seus dois filhos, Roger e Priscila. O pastor Cledyson é o pastor atual da igreja.

Passados 13 anos da inauguração do novo prédio, o pastor Cledyson, movido pelo Espírito de Deus, lançou para a igreja o desafio de adquirir um local maior para a instalação da igreja. Assim, no ano de 2011, a igreja adquiriu uma casa na QNO 5 conj L, a qual seria posteriormente vendida, junto com o prédio da igreja, para aquisição no novo imóvel.

Mas isso não ocorreu, pois Deus, em sua infinita bondade e misericórdia, tinha planos diferentes. Ele usou o irmão Wilcimar Amaral, filho do casal que abriu as portas de sua casa para o trabalho de implantação da congregação, para abençoar novamente a igreja. Esse irmão possuía dois lotes na QNO 3 Conj P, de frente para a via Leste, e decidiu trocá-los pelo prédio da igreja. Assim, no mês de outubro de 2014 foi iniciada a construção do prédio onde seria instalada a nova sede da ICE Nova Vida, de novo da QNO 3.

Decorridos três meses do início das obras, no mês de janeiro de 2015, a igreja precisou deixar o prédio onde estava instalada para poder economizar recursos financeiros para investir na construção. Mas Deus não deixou seu povo sem um lugar para se reunir. Movidos pelo Espírito de Deus, os irmãos César e Josi cederam as instalações da Escola Evoluir para servir de local de culto durante o período da construção. A igreja ficou quatro meses nesse local (fevereio a junho de 2015).

Passados oito meses desde o início da construção e após muitos milagres do Senhor e grande dedicação dos irmãos, que contribuíram e se empenharam voluntariamente para a edificação do prédio, este já estava em condições para receber o povo de Deus para sua primeira reunião noturna.

Assim, no dia 7 de junho de 2015 ocorreu o primeiro culto no novo prédio, que é o local onde hoje a igreja se reune para glorificar a Deus.

 

Romildo Langamer